Text Box: Text Box:

  CONTATO

QUEM SOMOS

FALE CONOSCO!

DEIXE AQUI SUA OPINIÃO SOBRE NOSSO SITE

 

SAIBA MAIS...

AGENDA DE CAMPEONATOS

(Clique para maiores informações)

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Contato: Dr Flávio (31) 84563437

 Email : geat@geat.med.br 

ESPORTE SAUDÁVEL

SAIBA OS SEGREDOS DA BOA ALIMENTAÇÃO DOS ATLETAS

ALUNOS

PARCEIROS

FILIAÇÕES

Clique aqui

QUEDAS

A Pirâmide alimentar
Será que para se ter uma alimentação saudável é preciso se alimentar exclusivamente de vegetais, grãos e frutas? Claro que não. O segredo de uma alimentação balanceada e conseqüentemente saudável é o equilíbrio.
Uma combinação de todos os alimentos, uns em quantidades menores e outros em quantidades maiores, é a receita de uma alimentação ideal.

Foi com a finalidade de orientar pessoas a respeito de uma alimentação saudável que a Pirâmide Alimentar foi criada, em 1992, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Em vigor há uma década, a Pirâmide Alimentar tradicional tem sua base constituída por carboidratos como pães, macarrão, arroz. Seguida no andar de cima por frutas, legumes e verduras. Depois, já no consumo restrito, encontram-se os laticínios (leite, iogurte e queijos) e ao seu lado, o grupo das carnes, frango, peixes, ovos e feijão. No topo da pirâmide, e significando consumo moderado, estão as gorduras e os açúcares.

Embora a Pirâmide tenha se tornado um ícone da Nutrição na década passada, até recentemente nenhum estudo avaliou a saúde das pessoas que adotaram suas recomendações e diretrizes. Uma série de motivos levou o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard elaborar uma nova Pirâmide, esta com a base constituída por exercícios físicos e o controle de peso. Depois os carboidratos integrais (pães e arroz integrais) juntamente com óleos vegetais. Logo acima, estão as verduras, os legumes e as frutas. Depois, estão as castanhas, o amendoim e as leguminosas (feijão, ervilha e grão de bico). Em seguida, estão peixes, frango e ovos. No topo da pirâmide encontram-se os laticínios ou suplementos de cálcio, e por último, arroz branco, pães brancos, batata, macarrão e doces, além da carne vermelha e a manteiga.

As duas pirâmides se assemelham quanto a posição das verduras, legumes e frutas, que devem ser consumidos com entusiasmo e traz uma nova base, constituída por exercícios físicos e controle de peso, cujos benefícios são incontestáveis.

Para que serve e como utilizar a Pirâmide Alimentar ?

Quando se fala em qualidade de vida é fácil se lembrar de fatores como: praticar exercícios físicos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e o essencial: bons hábitos alimentares. Uma dieta equilibrada é parte fundamental para uma vida saudável.
É por isso que a Pirâmide Alimentar foi criada, para explicar, de forma ilustrativa e de um jeito fácil, a importância de cada alimento, separando-os em grupos e mostrando as quantidades ideais de consumo de cada um deles.

A Nova Pirâmide é constituída por 6 níveis formados pelos grupos de alimentos, além da base que é constituída por exercícios físicos e controle de peso. Quanto maior o espaço que cada grupo ocupa na pirâmide, maior é a quantidade que este deve ser consumido.

Indique este Site!